Consultoria Editorial

Projeto de indexação, adoção de boas práticas ou outros projetos?

A melhor opção para otimizar seu tempo, tomando decisões estratégicas bem informadas, enquanto obtém o melhor retorno sobre o investimento para o seu periódico!

Seja para resolver questões específicas do seu periódico, otimizar processos, ou para adotar as melhores práticas na publicação acadêmica, sempre mencionadas nos encontros da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos, atualmente são abundantes os recursos online, disponibilizados pela própria ABEC, ou por outras entidades especializadas. Os próprios indexadores, possuem orientações e processos bem documentados com critérios, requisitos técnicos etc, mas acompanhar a evolução das recomendações e o rigor dos critérios, que aumentam a cada ano, pode ser algo desafiador para se desenvolver sozinho.

Recrutar um colega ou aluno pode ser igualmente desafiador, e contratar uma consultoria aberta e sem escopo definido causa insegurança e receio de que se torne em um projeto demorado de alto custo.

Pensando nisso, e entendendo o cenário e a situação das publicações acadêmicas brasileiras, a Editora Cubo desenvolveu módulos de escopo bem definidos, para auxiliar os periódicos de forma assertiva nas diferentes etapas das suas jornadas em busca das almejadas indexações e atendimento às melhores práticas recomendadas.

Cada módulo é personalizado para o seu periódico e entregue por meio uma ou mais videoconferências com 1 a 2 horas de duração, entre o consultor e a equipe da revista. Neste modelo o consultor prepara um documento de trabalho e, durante a reunião, compartilha o documento e a sua tela, apresenta suas observações e responde às perguntas da equipe da revista.

Como resultado, as horas da consultoria são melhor utilizadas, pois você mantém o controle podendo focar em absorver o conteúdo ou direcionar o andamento para aspectos específicos, maximizando o retorno sobre seu investimento em um processo que, simultaneamente, otimiza tempo e transfere know-how acumulado da bagagem intelectual da Editora Cubo para a equipe do periódico.

Investimento

Os valores dependem dos módulos selecionados, que são oferecidos de forma avulsa ou podem ser organizados em projetos com metas e objetivos específicos. De qualquer modo, contratar serviços de consultoria editorial da Editora Cubo irá sempre facilitar seu dia a dia, reduzir custos internos e aumentar sua eficiência editorial, colocando seu periódico mais próximo dos seus objetivos!

Módulos e projetos disponíveis

  • Avaliação situacional do Periódico – [Resumo]
  • Revisar cartas de recusa ou perda de indexação – [Resumo]
  • Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador – [Resumo]
  • Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las – [Resumo]
  • Suspeita de má conduta, plágio ou publicação duplicada – [Resumo]
  • Assistir cliente a realizar submissão para um indexador – [Resumo]
  • Coletar, preencher formulários e realizar submissão para um indexador – [Resumo]
  • Consultoria inicial para criação de revista científica – [Resumo]
  • Projeto de indexação – [Resumo]

Certifique-se de ler os resumos e detalhes de cada módulo e peça já seu orçamento.

Perguntas Frequentes (FAQs)

Vocês fazem todo o processo da submissão?

Depende dos pacotes contratados. Por padrão, sempre uma versão offline do formulário será fornecida para ser preenchida por você. Para entender melhor leia o resumo dos módulos “Assistir cliente a realizar submissão para um indexador” e “Coletar, preencher formulários e realizar submissão para um indexador”.

Depois da submissão o indexador pode demorar para responder. Vocês acompanham para receber as mensagens?

A nossa recomendação é sempre para que a submissão seja realizada utilizando um endereço de email do periódico, de modo que o controle nunca seja perdido por mudanças de editores ou prestadores de serviço. Portanto não, mas embora as respostas dos indexadores não cheguem diretamente para nós, o nosso consultor sempre irá responder e orientar vocês acerca das devolutivas dos indexadores até que o processo tenha uma devolutiva final de aceite ou recusa.

O que acontece em caso de recusa ou solicitação de ajustes pelos indexadores?

Para os casos em que você tenha contratado um projeto especial para indexação e tenha seguindo as nossas recomendações, para os indexadores alvo da consultoria, o consultor irá solicitar que você encaminhe a carta ou email de recusa e agendará um horário para realizar o módulo “Revisar cartas de recusa de indexadores” sem custo adicional.

Os ajustes necessários para indexar ou solicitados pelos indexadores fazem parte do serviço?

De modo geral, embora o consultor possa, eventualmente, sugerir algum texto ou fornecer modelos, ele não irá gerar conteúdos para o seu periódico.

Resumos e detalhes dos módulos

[voltar]

Avaliação situacional do Periódico [voltar]

Preparação: 7 horas.
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência e documento com anotações geradas antes e durante a reunião.

Você quer saber se o conteúdo e estrutura do site e PDFs atendem padrões mínimos de qualidade, estrutura e boas práticas (considerando os Princípios de transparência e melhores práticas na publicação acadêmica – https://doaj.org/apply/transparency/). Este módulo vai fornecer uma perspectiva crítico construtiva sobre os elementos e conteúdos do site e PDFs publicados pela sua revista, oferecendo uma percepção da quantidade de trabalho e estudo necessários para que o corpo editorial e staff da revista elevem o nível do periódico em relação aos aspectos abordados.  Folheto completo (PDF)

Revisar cartas de recusa de indexadores [voltar]

Preparação: 2 horas.
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência, cartas anotadas e o documento com anotações geradas durante a reunião.

Sua revista tentou se indexar em um ou mais indexadores, recebeu cartas de recusa, ou perdeu a indexação e você quer ajuda para interpretar os motivos ou apontamentos, e encontrar qual caminho seguir. Este módulo vai fornecer uma leitura sobre as cartas de recusa e comentários sobre a sua carta resposta, ou sobre a situação para a perda da indexação, visando oferecer entendimentos sobre os motivos e possibilidades e recomendações de encaminhamento. Folheto completo (PDF)

Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador [voltar]

Preparação: 2 horas.
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência e documento com anotações geradas antes e durante a reunião.

Você pretende indexar seu periódico científico em um determinado indexador mas não sabe onde encontrar ou não entende bem os critérios e etapas do processo de avaliação? Onde está a descrição do processo? Quais são as etapas e detalhes? Quais as implicações e requisitos atrelados aos critérios? Este módulo vai responder essas perguntas e fornecer subsídios básicos para que a equipe da revista comece a descobrir quais ajustes precisa realizar antes da submissão e onde encontrar respostas para novas perguntas que irão surgir. Folheto completo (PDF)

Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las [voltar]

Preparação: 2 horas.
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência e documento com anotações geradas antes e durante a reunião.

Você quer ou precisa implementar melhorias na sua revista para que ela esteja de acordo com as boas práticas editoriais em publicação. O problema é que essas boas práticas, atualmente contemplam um grande número de itens, incluindo, mas não se limitando a DOI, ORCID, ética na publicação, políticas editoriais vs. normas de submissão, critérios de autoria, declarações de autoria, contribuições, financiamento, conflito de interesse, copyright e licença, internacionalização, ciência aberta, preprints, TOP guidelines etc. O que representam? Como se relacionam ou quais as implicações e requisitos atrelados? Se eu implementar alguma dessas boas práticas, o que muda no meu processo de avaliação, produção ou custos? Este módulo irá oferecer respostas para as questões relacionadas que o cliente tenha interesse, de modo que sua equipe possa ganhar mais confiança ao decidir por quais melhorias deve realizar em sua revista, sem que estas se transformem em surpresas desagradáveis no futuro. Folheto completo (PDF)

Suspeita de má conduta, plágio ou publicação duplicada [voltar]

Preparação: 2 horas ou mais (depende do caso).
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência, relatório de similaridade gerado pelo sistema e documento com anotações geradas durante a reunião.

Dependendo da suspeita indicada, o consultor irá estudar o caso e oferecer recomendações baseadas em sua experiência e nos fluxogramas do COPE (https://publicationethics.org/guidance/Flowcharts). Alguns exemplos são suspeita de plágio, fabricação de dados, manipulação de imagens, troca de autores, publicação duplicada etc. O consultor também poderá auxiliar com interpretação e redação de mensagens.

Pode se tratar de um artigo publicado em sua revista que já foi publicado antes, em uma versão muito semelhante, na sua ou em outra revista; pode ser um artigo publicado em sua revista que possui muitos trechos não citados de outros artigos etc. Folheto completo (PDF)

Assistir cliente a realizar submissão para um indexador [voltar]

Preparação: 1 hora.
Duração: 3 horas.
Entrega: 3 videoconferências e documentos para preenchimento.

O consultor irá separar e enviar os documentos necessários específicos para a sua revista e indexador selecionado. Depois irá agendar 3 reuniões de trabalho por videoconferências para serem utilizadas da seguinte forma: a 1ª reunião para apresentação, alinhamento sobre a coleta das informações e auxílio com dúvidas iniciais; a 2ª reunião para revisar preenchimento de documentos e auxiliar com dúvidas adicionais; e a 3ª reunião para realizar ajustes de última hora e acompanhar o cliente durante a submissão.

Coletar, preencher formulários e realizar submissão para um indexador [voltar]

Preparação: 3 a 16 horas.
Duração: 3 a 6 horas.
Entrega: 3 videoconferências e documentos para preenchimento.

O consultor irá separar e enviar os documentos necessários específicos para a sua revista e indexador selecionado. Algumas informações públicas serão coletadas pela nossa equipe, como links, descrições, dados de artigos etc. Outras informações não públicas, como dados de revisores ou textos ou justificativas específicas devem ser fornecidas pela equipe da revista. De qualquer modo, nós faremos o preenchimento dos formulários em preparação para a submissão. Após o envio dos documentos e orientações, o consultor irá agendar 3 reuniões de trabalho por videoconferências para serem utilizadas da seguinte forma: a 1ª reunião para apresentação, alinhamento sobre a coleta das informações e auxílio com dúvidas iniciais; a 2ª reunião para revisar preenchimento de documentos e auxiliar com dúvidas adicionais; e a 3ª reunião para realizar ajustes de última hora e realizar a submissão enquanto o cliente acompanhar o processo.

Consultoria inicial para criação de revista científica [voltar]

Preparação: 1 hora.
Duração: 2 horas.
Entrega: videoconferência e documento com anotações geradas durante a reunião.

Você deseja lançar um periódico científico e precisa de auxílio para trilhar todo o processo desde o início. Este módulo visa apresentar um panorama geral das grandes etapas envolvidas na criação e manutenção de uma publicação científica. Incluindo temas como criação de estrutura administrativa e acadêmica, registro de ISSN, periodicidade e modelo de publicação, indexadores, obtenção de financiamento, aderência a boas práticas recomendadas, dimensionamento de serviços para contratação ou execução pela equipe, criação de documentos institucionais como comissões, conselhos, normas e políticas editoriais. O objetivo é capacitá-lo a entender e mensurar os investimentos necessários de tempo, recursos humanos e financeiros, para estruturar e lançar o seu periódico. Folheto completo (PDF)

Resumos e detalhes dos projetos

[voltar]

Projeto de indexação [voltar]

Folheto completo (PDF)

Se o seu objetivo é indexar a revista em um ou mais indexadores, iremos personalizar a nossa consultoria, para incluir os seguintes módulos, em sequência:

  • Módulo “Revisar cartas de recusa de indexadores”¹: irá proporcionar informações valiosas para ampliar o entendimento e relacionar os motivos da recusa com os critérios do indexador e as práticas adotadas pela revista.
  • Módulo “Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador”²: permitirá que a revista comece a descobrir quais ajustes precisa realizar e onde encontrar respostas para novas perguntas que irão surgir.
  • Módulo “Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las”: oferecerá um entendimento mais aprofundado sobre as implicações e requisitos atrelados às melhorias que a revista decidir realizar, para que estas não se transformem em surpresas desagradáveis no futuro e permitam um avanço sustentável.
  • Módulo “Avaliação situacional do Periódico”: proporcionará um alinhamento entre os critérios do indexador e as práticas adotadas pela revista, oferecendo uma percepção sobre quais aspectos devem ser estudados e aprimorados.
  • Módulo “Assistir cliente a realizar submissão para um indexador”²: mostrará quais são as etapas da submissão escolhida, para que você ou sua equipe possam realizá-la com confiança.
  • 10 horas de consultoria editorial: Serviço de consultoria especial para projeto de indexação. Estas horas podem ser utilizadas após a submissão ou entre um módulo e outro, para cobrir demandas básicas como leitura crítica de textos, site e cartas, elaboração de pequenos textos, preenchimento de planilhas básicas e troca de mensagens e telefonemas para sanar dúvidas.
  • Garantia: Caso a revista realize a consultoria seguindo nossas recomendações e seja recusada nos indexadores pleiteados, recebendo uma carta ou email de recusa, o consultor agendará junto ao cliente, um horário para realizar o módulo “Revisar cartas de recusa de indexadores” sem custo adicional.

¹ Se a revista não possuir, iremos usar exemplos de cartas do nosso banco de dados.

² Dependendo dos indexadores almejados a proposta poderá incluir mais de uma ocorrência destes módulos.

 


Última revisão: 14/10/2022

“A qualidade e presteza dos serviços executados são de excelência […] sempre esteve à frente na proposição de soluções que foram fundamentais para que a revista jamais atrasasse ou falhasse com a sua publicação, além de auxiliar no processo de indexação.”

Fernando Campos
Editor Científico, Autopsy & Case Report

“[…] SciELO e Editora Cubo são o único suporte para nossa equipe tão enxuta, com recursos super escassos, mas essa parceria, que vai além de prestação de serviço, possibilitou uma evolução contínua […]”

Claire I. G. L. Sarantópoulos
Editora-chefe, Brazilian Journal of Food Technology

“Estamos trabalhando há 11 anos com a Editora Cubo, desde a implantação do sistema Submit, também com trabalhos de diagramação, revisões, impressão, dentre outros. De forma geral, temos uma parceria de sucesso, pois conseguimos passar por altos e baixos, resistindo a todas as mudanças que se tornaram necessárias ao longo dos anos […]”

Suzana Caetano da Silva Lannes
Editora-chefe, Food Science and Technology

Ver todos os depoimentos

© Editora Cubo – Cubo Multimidia LTDA

Rua Conde do Pinhal 1762, centro
CEP 13560-648 São Carlos – SP
(16) 3509-7800, ramais
info@editoracubo.com.br