O SciELO atualizou o documento “Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil”.
Conhecido como Critérios SciELO Brasil, que reflete as análises, conclusões e recomendações da Semana SciELO 20 Anos, realizada em setembro de 2018.
O ajuste das políticas e da gestão editorial na perspectiva da adoção progressiva da ciência aberta é a principal ação que os periódicos indexados devem realizar para compatibilizar-se com os novos critérios.
As práticas que serão exigidas dos periódicos SciELO se referem:
- aceitação da submissão de manuscritos-preprints, ou seja, que estão depositados em um servidor de preprints;
- citação e ao referenciamento de todos os dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos artigos com vistas a facilitar a avaliação das pesquisas, à replicabilidade das pesquisas, à preservação e reuso dos conteúdos;
- opções de abertura da avaliação por pares. A expectativa é que esse ajuste ocorra até o final de 2020 para os periódicos já indexados.
A nova política deve promover a ciência aberta, inicialmente, estimulando e educando os autores sobre a preparação adequada dos manuscritos, sobre os critérios que o periódico utiliza na avaliação, e, posteriormente, exigindo o cumprimento das práticas como condição para aceitação dos manuscritos. Em resumo, o ajuste afeta os seguintes componentes da política e gestão editorial:
- sobre o periódico;
- instruções aos autores;
- formulário de submissão de manuscritos;
- guias aos editores e pareceristas;
- formulário de avaliação por pares.